Federação Baiana de Basquete

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

[Desabafo de atleta] "Naquela época já não tínhamos nada e hoje estamos absolutamente sem nenhuma perspectiva de futuro"

Amigo Mathias, concordo totalmente com você. Sou um exemplo desse abandono, desse desleixo e despreparo do Basquete na Bahia.

Começei a gostar de basquete aos 14 anos. Como não tinha muito conhecimento dos locais onde havia equipes para treinar, nesse período tentei aprender na escola aqui do bairro de Cajazeiras onde eu cursava a 5º sério do ensino fundamental. Logo vi que não seria possível aprender o esporte porque nas escolas do nosso estado não há quadras descentes, material disponível para aprendizado e alguns professores sem vontade alguma de fazer o novo.

Aos 15 anos fiquei sabendo que na Associação Atlética da Bahia tinha uma escolinha de basquete. Nessa época eu já treinava com meu amigo João Paulo e fomos à AAB para tentar treinar. Logo no início foi muito difícil porque era muito longe do meu bairro, mais como éramos jovens e tínhamos disposição de sobra continuamos a treinar e logo começamos a disputar o Campeonato Baiano.

Lembro-se que naquela época tínhamos que pagar a taxa de arbitragem porque o clube alugava o espaço para ter a escolinha e conseqüentemente não arcava com os custos da inscrição, locomoção e manutenção da equipe. Era tudo com o professor Zé Carlos. Depois de disputarmos o 1º ano do campeonato, lembro-me também que fomos pré-selecionamos para fazer parte de um grupo que formaria a Seleção Baiana para disputar o campeonato Brasileiro da 3º Divisão. Veja só, naquela época (há exatos 15 anos) a Bahia já não figurava entre os melhores do Brasil.


Real Cajazeiras na Taça 2 de Julho


Meu amigo, quase ninguém (mais de 30 atletas) teve condições de treinar e aos pouco foram abandonando a equipe e para ser bem sincero com você eu nem sei se representamos o Estado naquele ano. Para você ter uma idéia, tinha treino pela manhã e pela tarde na quadra do ISBA (Ondina) e como morávamos muito longe, ficávamos lá o dia inteiro. Eu sei, meu amigo Mathias, que não deu para continuar, fiquei muito triste, sem vontade de jogar mais basquete.


Vi o descaso dos administradores (ou pseudo-administradores) do Basquete Baiano de perto. Só no primeiro dia eles acompanharam o treino, falaram que teríamos tudo, viagens, acomodações, acompanhamento... Pura mentira!


O que quero passar para a galera do basquete através desse comentário é que naquela época já não tínhamos nada e hoje estamos absolutamente sem nenhuma perspectiva de futuro. Aos poucos os "atletas das Antigas" estão deixando de praticar o esporte e conseqüentemente não são mais os exemplos, a inspiração para os novos atletas. Percebo que a cada dia o interesse é menor pelo basquete, o nível técnico fica pior e assim o basquete diminui.

Independente do que aconteça, seu trabalho é digno de aplausos e mais uma vez eu deixo bem claro que estou à disposição para te ajudar no que for possível.

Um abraço!

Leandro





.

6 comentários:

Mathias disse...

Leandro, não tenho muito a agregar no teu comentário só lembrar aos amigos que tem memória que no meio destes 15 anos de Fernandes temos como legado uma dívida de mais de R$ 800.000,00 produto de uma péssima administração com direito a grana de bingo, carros importados e até avião!

Abraço e fica com Deus!

Anônimo disse...

Existe solução? Quais soluções podem ser tomadas? Como mudar essa realidade? Vamos pensar nisso também! Eu vejo reuniões para fazer um campeonato...para conseguir patrocinadores, para conseguir times que se disponham a participar, para conseguir uma rede de televisão que possa fazer uma chamada ou uma pequena reportagem e não mostrar só o futebol (gosto e assisto futebol também nada contra). Chega a ser um absurdo maior o que vou dizer...mas é uma labuta até para achar a malha para fazer o uniforme...o pano ideal e uma costureira é difícil de encontrar. O Basquete não é olhado e nem respeitado. E isso é uma VERGONHA! Ana Paula

Mathias disse...

Ana, existem soluções a curto e longo prazo.

A curto prazo é a saída dos Fernandes da Federação e uma auditoria dum estúdio sério e competente que identifique quanto estamos devendo, a quem estamos devendo e quem é o culpado dessa dívida. Depois do diagnóstico vem a vacina ou seja, o irresponsável terá que pagar e ponto final.

A longo prazo é organizar as categorias, chamar uma equipe de profissionais competentes e trabalhar a base para que em 15 anos tenhamos um adulto forte e competitivo.

Existem outras ações a serem tomadas, claro.

Obrigado por participar, Ana.

Abs e fica com Deus!

JôCardoso disse...

É necessário revitalizar a modalidade basquete,no meio dos esportes, pois como sabemos o esporte é um meio de desviar a atenção dos jovens do mundo das drogas, violência, etc.Faz-se necessário também , o basquete para os adultos praticarem e transmitir o ensinamento aos que chegam.Para que tudo aconteça satisfatoriamente , é preciso de uma estrutura e comprometimento de uma Federação competente e responsável.
Abraços.
JôCardoso

Anônimo disse...

Naquela época leandro eu tb treinava na ABB com Carmilton e tinha muitas dificuldades ... fui cotado pra jogar na seleção Baiana mas fui cortado ... mas lembre-se ai tinha equipes como o Bahia, Itapagipe, Espanhol, Baiano de tênis, Falcon de Serrinha, Isba e outros ... O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO ??? ... A UM TEMPO ATRÁS O NÍVEL DO BASQUETE ERA ALTÍSSIMO COMPARADO A HOJE E AS DIFICULDADES ERAM MAIORES PARA ACESSO AO ESPORTE DO QUE HOJE !!! Então se quer chorar pelo que passou tem um lugar legal pra ir ... O DIQUE OU O CAMPO GRANDE !!! SE VOCÊ JOGAVA TÃO BEM QUANTO ETIÓPIA(ITAPAGIPE), ELEOMAR(BAHIA), PEU (BAHIA), GUIGUI (BAHIA), ALAN (IATAPAGIPE, BISCOITO (ITAPAGIPE) ai sim realmente você foi injustiçado mas acredito que você ta aproveitando o Blog pra choramingar !!! Esse blog é sério e quem conhece de Basquete vai concordar com o que eu to falando!!!

OBRIGADO

Anônimo disse...

Queria saber quem é o anônimo, será que o que ele falou é verdade ou talvez ele já tenha entrado na fase do conformismo e não saiba interpretação de texto tão bem como pensa. Porque li o texto e vi que era um desabafo para motivar mais os jogadores de basquete, modificar e melhorar o basquete baiano, do que choramingar. E só saberemos se esse anônimo é bom mesmo a ponto de ter sido ser cotado, nas quadras. Se conhece Leandro tão bem deveria se apresentar e dar o direito de resposta cara a cara, será que você conseguiu interpretar agora digníssimo anônimo. Marco Antônio jogava com Leandro na igreja e na pronaica.