Federação Baiana de Basquete

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Triste Bahia, na contramão do Brasil



Estamos a 24 horas de a nossa modalidade ser (novamente) a segunda do país, depois do futebol, por algum período graças ao excelente trabalho de atletas e corpo técnico. Não sou um Carlos Montaña do basquete, porém nestas horas após a vitória contra Argentina (principalmente!) e Porto Rico, quem me conhece do bairro, trabalho e faculdade me param indagando sobre os jogadores, jogos, competição e dúvidas, pois o basquete é o assunto em vogue hoje em dia. 

O que me preocupa é que aqueles que estão à frente do basquete na Bahia (leia-se principalmente Federação porque a Liga Nordeste só começa em janeiro e a FUBE é irrisória), não estão fazendo por merecer na mídia especializada.


Cadê os nossos representantes indo na TV, rádio, jornais e sites comentando o momento do Brasil em Mar del Plata? É para pegar carona do momento, carai!


Sou um dos principais críticos porque sei o potencial que a Bahia tem (estado do tamanho do Uruguai!) com um tipo miscigenação ideal para a prática do basquetebol. Todo o nordeste se pergunta: porque a Bahia não está entre os melhores do país?

Só para ilustrar, há um mês as garotas do sub-15, comandadas por um corpo técnico sem experiência nenhuma em comandar uma delegação, tomou 100 x 9 (!) contra Mato Grosso do Sul. Perdeu três jogos de lavada (quase 300 pontos contra!). Não entendo até agora o porquê desta situação ridícula, aliás coitadas das garotas que foram passar vergonha fora da Bahia, sem preparo, sem condução e sem sequer ideia do que é o basquetebol de alto-rendimento. Onde iremos parar? Porque na merda já estamos há tempo...





. 

13 comentários:

Anônimo disse...

FALOU TUDO GRINGO

Anônimo disse...

O grande problema é que não tem união entre as pessoas e técnicos do nosso estado, quem tem dinheiro não quer investir em escolinhas de iniciação. Só querem olhar para o adulto. Espero que com essa demostração que nossa seleção esta mostrando de união, mude um pouco nossos pensamentos em relação ao basket.

Abraços
Ricardo

Critico do critico disse...

Realmente, vai do interesse de cada um, mas como minha mae sempre fala: "casa de ferreiro, espeto de pau". Quando houve o Norte/Nordeste em Fortaleza que VOCE participou, inclusive quem é agregado a VOCE, no mesmo passo foi publicado aqui uma materia sobre o evento, numa critica "esculhambativa", sendo que em muitos pontos tinha razao, enfatizando quem voce quis. Mas quando houve o mundial de masters em Natal, onde mais de 10 atletas BAIANOS participaram, nessa mesma competicao que o BRASIL foi o maior vencedor, inclusive com alguns desses mesmos baianos trazendo medalhas pra Salvador, voce nao disse nada.
1 - Nao venha me dizer que nao soube.
2 - É do exemplo que se constroi.

Ah.. lembrei.. ta tendo uma copa ou torneio da independencia se nao me engano: saiu alguma coisa aqui?

teve um torneio em coite, saiu alguma coisa aqui?

Sempre se sabe de tudo sobre basquete na Bahia, sempre se comenta, mesmo de boca em boca, se voce nao conhece quem sabe, pelo menos conhece alguem que conhece quem sabe.

Leio todos os posts desse blog, buscando informacao, mas realmente o que vejo é criticas contra quem faz, e o silencio para quem tenta fazer.

Concordo com muitas criticas contra a Federacao, mas tem outras que ninguem sabe nem pra que lado vai, como por exemplo sobrea a federacao universitaria.

Nao estou dizendo pra parar de falar ou omitir, so estou pedindo imparcialidade e transparencia dos fatos e tb por ter o seu sujo nao falar do mal lavado, como essa materia fala.

Anônimo disse...

O PIOR INFELIZMENTE EM RELAÇÃO AO SUB-15,É Q AS MENINAS Q FORAM CONVOCADAS Ñ REPRESENTAM AS MELHORES JOGADORAS DESSA CATEGORIA . SABEMOS QUE O PRINCIPAL POLO DO BASQUETE FEMININO DE BASE É PERNAMBUÉS Q ESTÁ DISPUTANDO A COPA 2 DE JULHO COM GRANDES REVELAÇÕES SE DESTACANDO COMO CAMILA,STELLA,JAMILE,SUELEN,ANA CAROLINA,LILIANE ETC.QUE PODERIAM ESTAR NESSA SELEÇÃO COMO MUITAS DELAS FORAM O ANO PASSADO E TROUXERAM O TITULO PARA BAHIA O ANO PASSADO DE FORMA INVICTA
E VIRAM O ESFORÇO Q FIZERAM PARA TRAZER A BAHIA DA 3 DIVISÃO PARA SEGUNDA SENDO DISVALORIZADO ESSE ANO COM UM RESULTADO MEDIOCRE DESSES...
E LAMENTAVEL Q O ESFORÇO DE PROFISSIONAIS COMO BRANCA E IZABEL NEM FORAM MENCIONADOS PARA PARTICIPAR DA COMISSÃO TECNICA DESSA SELEÇÃO O FINAL
Ñ PODERIA SER OUTRO SE Ñ ESSE PARA BAHIA.

Anônimo disse...

O PIOR É QUE EM RELAÇÃO AO SUB-15 ALEM DA COMISSÃO TECNICA AS MENINA QUE FORMARAM ESSA SELEÇÃO NÃO REPRESENTAM AS MELHORES JOGADORAS DESSA CATEGORIA NA ATUALIDADE.TODOS SABEM Q O POLO DO BASQUETE FEMININO NA BAHIA É PERNAMBUÉS TANTO EM NUMERO DE PRATICANTES COMO EM QUALIDADE TECNICA POR SINAL ESTÃO DANDO UM SHOW NA COPA 2 DE JULHO ONDE JOGADORAS COMO SUELEN,CAMILA,STELLA,JAMILE,LILIANE ETC...ESTÃO MOSTRANDO A FORÇA DO BASQUETE DO PROJETO LINCES DE BASQUETE DE BASE.MUITAS DESSAS MENINAS FORAM CAMPEÃS BRASILEIRAS EM 2010 E VIRAM ATONITAS TODO TRABALHO QUE FIZERAM O ANO PASSADO PARA TIRAR A BAHIA DA 3 DIVISÃO PARA 2 SENDO DESVALORIZADO COM UM RESULTADO MEDIOCRE COMO ESSE...PARA PIORAR PROFISSIONAIS COMPETENTES COMO IZABEL E BRANCA NEM SEREM LEMBRADOS PARA INTEGRAREM A COMISSÃO TECNICA DESSE CAMPEONATO MESMO SENDO OS ATUAIS VICE CAMPEÕES BAIANOS DA CATEGORIA SUB-19 ONDE ESSAS MESMAS MENINAS JOGARAM EM 2010...NA FRENTE DESSA MESMA COMISSÃO TECNICA DA SELEÇÃO SUB-15 QUE TREINAVA O IFIBA .O RESULTADO DESSE CATADO DE JOGADORAS SEMI INICIANTES Ñ PODERIA SER OUTRO.E MESMO LAMENTAVEL...

Mathias disse...

Caro crítico, nem sabia dessa Copa da Independencia dai vc tira como a divulgação dos eventos organizados pela Federação é triiiiiiiste!

Se o meu blog é parámetro para divulgar eventos realmente ESTAMOS NA MERDA... ou por acaso eu sou o único que fala de esportes na Bahia? Tem rádios, TVs, jornais e sites na Bahia, sabia velho? Veja nos post anteriores como sem recursos, patrocinadores e estrutura colocamos mais de 20 materias em jornais, sites, radio, tv e internet.

Alguém ai não tá sabendo trabalhar ou não tem capacidade... adivinha quem?

Já falei milhões de vezes, mandem informação com fotos que veiculo numa boa.

Abraço!

Mathias disse...

De Branca e Izabela nem vou falar mais pq nego já deve tar cansado de tanto q escrevo. Eles sabem o q penso do trabalho realizado em Pernambués. Tenho maior prazer em falar dos seus atletas (garotos e garotas).

Anônimo disse...

Não é só o basquete que não é falado,na imprensa da Bahia não tem uma linha de volei,futsal e handebol.

Anônimo disse...

100 X 9 ??????????????????? PORRA É ESSA???????????????????????????????

Anônimo disse...

Amigo Mathias suas críticas em parte são verdadeiras,mas o que me causa estranheza é vc ser tão duro com a FBB.Pois recentemente vocês precisaram do apoio da federação junto a CBB e a arbitragem da Liga é toda da FBB que nunca se negou a cedê-los,inclusive Paulo Fino,que esta apitando a Taça 2 de julho é da federação.Um pouco de reconhecimento não faz mal a ninguém.

Marcello Berro disse...

É realmente triste! O Brasil é um "continente! Nossos adversários aqui em Mar del Plata são ilhas( exceto Argentina) Ilhas com populações minúsculas comparadas ao Brasil e mesmo assim jogam de igual para igual...
Tenho muito carinho pelo basquete da Bahia, trabalhei 2 anos em Porto Seguro onde identifiquei um enorrrrme potencial físico, porém um terrível descaso e interesse com o basquete.
O site da FBB não existia, os torneios promovidos pela SUDESB onde os árbitros eram da FBB eram terríveis...Arbitragens tendenciosas a ajudar cidades onde o diretor x da Sudesb era oriúndo.Enfim coisas que só depreciam o esporte e tornam essa "JOIA" que poderia ser o basquete baiano, não ter valor nem para reciclagem...O dia que mudarem a mentalidade das organizações competentes aí sim o verdadeiro basquete baiano será respeitado!

Mathias disse...

Anonimo, sou "duro" pq a FBB tem condições de colocar o basquete lá encima e nada faz por despreparo, meu recado é q já está na hora duma mudança senão o basquete morre. Existem leis de incentivo, existe APOIO REAL da CBB, existem canais e espaço na mídia só que ninguém vai lá buscar, pedir, mostrar, vender, po! Precisamos uma mudança urgente!

Em relação ao Fino fui buscar ele pessoalmente pois no q diz a arbitragem na Bahia confio nele cegamente. O torneio foi formatado em torno dos atletas que somos os mais prejudicados nesta bagunça, ficamos expostos a cada final de semana... isso q é de lascar!

Mathias disse...

Marcelão, sou da msm idade dos monstruos de Mar del Plata portanto participei do proceso e posso afirmar que ARGENTINA tá no patamar que está pq fez o trabalho de forma séria e sileciosa além de ter planejado cada paso ao contrário do q vemos nesta Bahia de tamanho continental e cega