Federação Baiana de Basquete

quarta-feira, 11 de maio de 2011

[Para refletir] A fábula do Gavião





Tenho uma amigo chamado Gavião que primeiro foi pedreiro e depois de ganhar a mega-sena virou dono de uma Construtora que hoje movimenta milhões. Gavião promoveu durante meses grandes festejos para seus amigos paulistas e paranaenses até a torneira secar. Nesse intervalo, junto com seu amigo Santiago e a mulher de este, percebeu que não era bom ficar isolado do ambiente soteropolitano então começou a oferecer festejos aos baianos. Se nas festas dos sulistas rolava caviar, champagne e outras iguarias, nos festejos baianos o cara ”obriga” os baianos a se conformar com cerveja Crystal e Mini-abará.

Acostumado a comprar todo mundo, meu amigo Gavião começou a fazer um belo caixa para adquirir desejos da prole. O maluco é tão ousado que pegou seu carrinho e foi na periferia comprar desejos de outros peões de obras que não lhe pertenciam. Não condeno o Gavião, ele tem mesmo é que pagar e ser feliz. O lance do sujeito é querer mandar onde não deve e tentar levar sozinho. ”Esse lance de leilão é furada, tem mesmo é que contratar toda a mão-de-obra local para lascar com a concorrência”.

O cara adora ir nas obras das outras construtoras e dar baculejo nos pedreiros. Ele não suporta perder nem no gude, quer é que ”todo mundo se foda”. ”Estou juntando provas para fuder aquele frances dono de construtora. Ele tá ganhando muito dinheito!”, comentou numa roda de amigos enquanto distribuía 500 flores a um mestre-de-obras que trouxe do Canadá. 

Deixo um recado aos amigos baianos: não confie em cara de santo e conversinha devagar ao pé de ouvido, nem tudo o que brilha é ouro. Sabemos da existência de Gavião, não somos otários, aliás de otários só temos o rosto. Somos conscientes que estão querendo prejudicar terceiros que querem o bem da comunidade local. CUIDADO! Abre o olho, cidadão! Certa vez, um mega-bilionário baiano me de um conselho que marcou minha vida e eu fui tão boçal que não soube entender: ”voe alto, voe com as aves de rapina, porque se andar com as galinhas vai se alimentar com milho e vão querer comer seu c...”.

Semana que vem conto mais historinhas para a criança dormir...









Nenhum comentário: