Federação Baiana de Basquete

quinta-feira, 19 de maio de 2011

[Espaço do leitor] Os babeiros, 2 de Julho e outras cositas…



Como prometi ontem, irei responder os questionamentos do amigo Manimal (era um seriado dos 80’, né?). ”Quem são os pontos fortes como jogadores de sua equipe,sem fazer média com seus colegas de equipe. Quem vc destacaria e pq? Existe algum talento promissor?”

Nosso time vem sem ritmo de jogo há mais de 3 (três) anos com esse ”pára-começa-pára”, portanto tentar explorar nossas vantagens como um todo seria tolo da minha parte. Dependemos sempre do que cada um possa dar em quadra (talento e sacrifício, principalmente sacrifício). No ataque todo mundo sabe que a nossa equipe depende e muito do bom momento de Edney e Bozo. Edney é imparável no mano-a-mano, diria que não tem hoje em dia pivô na Bahia que consiga pará-lo no um-contra-um recorrendo sempre à dobra na marcação (as vezes até 3 vão marcá-lo). Bozo se destaca mais pelas infiltrações e o arremesso de jump na zona morta além de algumas bolinhas de 3 pontos. O resto da equipe tem caraterísticas mais defensivas tentando jogar no ataque em volta dos dois acima citados. Não vejo um cara que faça tão bem o balanço e ”ajudas” quanto Rubão, além de claro ter uma impulsão fantástica.

“Voces só falam dos jogadores que treinam (...) quero ver uma seleção de babeiros (...) tem babeiros que voces roubaram do nosso time, inclusive FTC e 2 de Julho. (...) toma 50 pontos de frente e vibra com uma enterrada ou com um toco, quer é bater o baba (...) Peço ma matéria dos babeiros (...) Sugestão: participação de babeiros clássicos (...) babeiro um estilo de vida...”

Taí! Gostei! Repito: fica a vontade de enviar matérias, fotos e vídeos que eu publico aqui sim! Se não quiser se identificar nos mails, pode escrever na caixinha de comentários que eu repriso como matéria. Enfim. Concordo em relação ao de tomar 50 pontos e vibrar com uma enterrada ou com um toco, neste ponto lembro de dois momentos da competição: o jogo CEPE x ASBRADEC onde a equipe de Ivã mostrou algo disso que você está dizendo comemorando tocos da garotada e uma socada do ala Jonhatas e a participação da equipe do amigo Moisés. Real Cajazeiras foi uma equipe digna até os últimos minutos de jogo, mesmo sendo novato nisso de partidas com arbitragem oficial. A equipe de Moisés se adaptou às regras de forma leal tanto que sequer tomou falta técnica nos jogos. Aproveito a oportunidade para enviar um forte abraço ao pessoal de Real Cajazeiras e FOBC que mesmo na desvantagem em relação a muitas equipes levou o torneio a serio.

Acredito que um ”momento babeiro” seria o vídeo abaixo, não acha? Abraço!









9 comentários:

Anônimo disse...

Como adversário e amante do basquetebol vou fazer alguns comentário técnicos da esquipe 2 de Julho de jogadores.

Rubens-É o lider de toco do campeonato,melhor cobertura,quem infiltra no garrafão entra com medo do toco,arrisco em dizer que é o melhor jogador de defesa.

Matias-Jogador inteligente,bons arremeços de 3,faz o time jogar e melhorou muito na parte disciplinar.

Davi-cara enfezado,mas como estou falando de basquete,excelente defensor,aconselho não trombar com ele,pode sair com uns ossos quebrados,como ja machuquei meu ombro.

Bozo-bom bandejeiro,discordo de matias pois acho que se marcar a infiltração dele,bate o desespero,mas é uma razoável opção de ataque.

Ednei-é o cara a ser marcado,sempre falo com meus colegas o que ele vai fazer,so faz duas jogadas,rs,a bola cai,e pior que agora ta inventando meter bola de 3 e ta caindo,sorte,acredito,porém uma coisa é verdade, tem que ter marcação dupla e, ou, tripla coordenada, senão ele mesmo assim faz a cesta,ja vi colegas várias vezes tomando sermão em não conseguir parar bomba.

Carmilton-Nas suas idas e vindas acredito que ajuda e muito a equipe, tanto masculina como feminina,fui atleta dele,quando ele não viaja com zonas ultrapassadas acaba mandando bem na leitura do jogo,só ter um pouquinho de paciência,rs,COM SEUS CLAMORES:
MARRRRRRCCCCCCAAAAAAAAAAAAAAA,
CCCCCCAAALLLLLLMMMMMMAAAAAAAA.

Ass.ADVERSÁRIO(mas não inimigo)

Guilherme Costa disse...

Ola pessoal !
Meu nome eh Guilherme Ramalho e jogo na Bahia pelo time do Sartre COC (tenho 16 anos)
No inicio desse ano fui para o Canada onde estou passando o primeiro semestre de 2011, estarei de volta ao Brasil em Julho.
Ano passado fui o cestinha do campeonato bahiano sub 15 e se nao me engano fiquei entre os 10 melhores do sub 17.
Semana passada eu gravei um video meu jogando basquete por aqui...apreciaria muito que voces me dessem um feedback com opinioes ou areas em que possa melhorar meu jogo...
http://www.youtube.com/watch?v=X6tri1_SB5w

Obrigado !

Mathias disse...

Obrigado pelas palavras ao anônimo de cima, n sei se sou tudo isso. Guilherme, muita coragem para colocar um vídeo na net e ficar exposto assim na tua idade, gostei de ver. Pelo que vi vc precisa levantar mais o braço no arremesso para acompanhar a trajetória da bola e jumpear mais. Vi que vc arremessa com as duas mãos de forma eficiente. Trabalha o físico sempre, principalmente reação e velocidade. Não te vi marcar, não sei se vc tem postura, se n tiver trabalha isso tambem. Sabendo marcar e arremessar de fora vai ser útil e se adaptar a qualquer equipe. Abraço, cara! Manda novidades daí!

Anônimo disse...

Matias,

valeu mesmo pela matéria,está muito legal.
Eu já vi que você não se esquiva de perguntas,então vou fazer algumas.

1.Na sua opinião,quem seriam os melhores babeiros do campeonato,qual é a sua seleção?

2.Se vc fizesse uma seleção baiana para disputar um torneio quem seriam os jogadores?

3.Uma seleção de jogadores até 21 anos?

Quem são os dirigentes que você acha que seriam premiado?

OBS.CASO VOCÊ ACHE QUE SEJA SELECIONÁVEL PODE COLOCAR SEU NOME NA LISTA.
...............................

Parabéns Guilherme,vc é talentoso.

MANIMAL.

Mathias disse...

Faço com calma em forma de matéria durante o final de semana, ok? Abraço e obrigado por prestigiar meu blog!

Guilherme Costa disse...

Mathias...obrigado pela sua opiniao a respeito a meu video....mas eu tive uma duvida, o que voce quer dizer com jumpear mais? Pular mais na hora do jump shoot?

Anônimo disse...

QUEM É O CESTINHA DE TRÊS E CESTINHA GERAL?

VOCÊS VÃO FICAR OCULTANDO ESSAS INFORMAÇÕES ATÉ QUANDO?

COISAS DE IVES É ASSIM MESMO...

Mathias disse...

Já tá ficando chato vou explicar pela última vez pq na próxima vou acabar deletando o comentário. NO evento SUPERCOPA BAHIA o responsável pela parte técnica é PEDRO RIBEIRO e é ele quem tem q ser cobrado. Eu assumo a parte de divulgação e mídia e Ives o administrativo.
Então se não temos cestinhas e outras estatísticas é o sr PEDRO RIBEIRO q tem q ser cobrado, ok?
Abraço!

Anônimo disse...

COMO RESOLVER ISSO ENTAO????????????
MUITO CHATO.
PEDRO EH MAIOR RAULE,VC PODERIA RELATAR ESSAS RECLAMACOES PARA SENHOR IVES.
VALEU MATIAS