Federação Baiana de Basquete

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Congresso técnico define os 6 participantes da Taça 2 de Julho

Conversando com meus amigos Ruy Gaúcho e Acácio Bicudo lá em Feira de Santana percebi a falta de comprometimento dos atletas com seus colegas. É realmente difícil na Bahia achar alguma marca de coleguismo entre os atletas da terra (conterrâneos ou não). Não me refiro à falta de vontade ou mau-caratismo e sim àquela sensibilidade para todo mundo crescer junto, de forma democratica e sem brigas ou picuinhas. Foram muitas as mostras de falta de respeito com os colegas, insultos e ânsias de denegrir a imagem dos colegas atletas nestes dias. Os que algum dia foram colegas de equipe ou fieis adversários hoje são inimigos por conta de líderes negativos e picaretas de plantão que chegam prometendo ouro e prata e terminam viajando com o lucro dos diamantes da terrinha. 

A partir deste conceito de coleguismo, de projeto de atletas para atletas, decidimos organizar (Pedro Carioca e eu) a Taça 2 de Julho de Basquete. Inicialmente pensamos circuitos de 4 times por final de semana só que vendo a vontade de outros atletas decidimos organizar a partir da idéia de Associação de Jogadores de Basquetebol, algo que já tinha discutido alguns anos atrás com Henrique Pilar, hoje em Bauru (SP), um cara que sempre dá conselhos certeiros, cheio de boa vontade.


Congresso Técnico marcado para terça-feira (12)


Discutimos, e muito, com Pedro sobre a dificuldade que é organizar um evento com poucas pessoas colaborando e a partir desta suposta dificuldade conseguimos o apóio de inúmeros atletas e dirigentes como Gustavo Boca, Marcos Garcia, Fábio Oliveira, Edney Alves, Branca de Pernambues, a Faculdade 2 de Julho e Liga Nordeste e o próprio Paulo Fino que se ofereceu para administrar a parte de arbitragem, possibilitando a entrada das equipes a baixo custo.

Assim que começamos a divulgar o evento colocando uma data limite na pré-inscrição apareceram as equipes de Cidade Baixa, Real Cajazeiras, Pernambués, Colégio Panamericano, CEPE, UFBa, Fenix Cajazeiras e Liga dos Mutantes. Infelizmente formatamos o evento para ser disputado por 6 times portanto iremos definir na próxima terça-feira (12) às 19h30m quem serão as 6 equipes participantes da Taça 2 de Julho.

Consideramos o evento como o ponta-pe inicial para uma futura Associação de Jogadores visando o melhor convívio e rendimento dos próprios atletas, os verdadeiros protagonistas.

Congresso Técnico - A seguir algumas informações solicitadas pelos próprios participantes. O que é a Taça 2 de Julho? A Taça é organizada por atletas para os atletas, os verdadeiros protagonistas. Pedro Trindade e Mathias Jaimes tomaram inicialmente a frente deste projeto independente com apoio da Liga Nordeste de Basquetebol e a Faculdade 2 de Julho objetivando congregar atletas, gestores e treinadores de basquetebol. Todos os jogos acontecem no ginásio da Faculdade 2 de Julho (Garcia) de acordo com o calendário da competição.


Qual o valor para participar do evento? R$ 100,00 é o valor da inscrição na Taça 2 de Julho (para despesas do evento, premiação e manutenção de site) e R$ 40,00 é o valor da taxa de arbitragem por equipe.


Como é a forma de disputa do campeonato? O projeto foi idealizado para 6 (seis) equipes participarem da competição no sistema ”todos-contra-todos, semi-final e final”. Antes da final do evento, os organizadores irão promover o torneio aberto de dunks e três pontos misto (feminino e masculino), além do jogos das estrelas com atletas destaque votados pelos próprios colegas e publico em geral, via site da competição.


Existe alguma equipe inscrita no adulto masculino? 2 equipes já confirmaram e pagaram a taxa de inscrição do evento, são elas a Faculdade 2 de Julho e o SalvadorBasket. As 4 vagas restantes serão definidas em Congresso Técnico entre as equipes do CEPE-SSA, Cidade Baixa, Liga dos Mutantes, Real Cajazeiras, Colégio Panamericano, UFBa, Fenix Cajazeiras e Pernambues.


O torneio terá algum tipo de divulgação? Assim como a IV Supercopa REPORT Nordeste todos os jogos serão exibidos ao vivo via site do evento (em breve), comentados e narrados pelos próprios atletas, além da cobertura de fotos, vídeos e estatísticas.


Vai ter feminino? O começo do adulto feminino irá depender da quantidade de equipes inscritas. A depender do número de times iremos começar em Agosto.







.

Um comentário:

Anônimo disse...

DE FUDER!!!!! PARABÉNS!!!!